Postagem em destaque

Cidades - Senado aprova financiamento de US$ 52 milhões para Campina Grande

De acordo com o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB), a articulação foi feita junto líderes partidários e com apoio de praticamente 50 pa...

NOS 140 ANOS DE AUGUSTO: Governo Tempo de Desenvolvimento transforma Sapé na capital da cultura, com uma vasta programação de 17 a 20 de abril

A prefeitura, através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, abriu a celebração nessa quarta-feira(17), com o ‘canta Augusto’ do artista guarabirense Elias dos Santos, entre outras ações culturais


A cidade de Sapé, nesse momento, é só cultura, com a realização de uma vasta programação elaborada pela prefeitura, através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, de 17 a 20 de abril, para celebrar os 140 anos de nascimento do poeta Augusto dos Anjos.

A abertura dos trabalhos aconteceu nessa quarta-feira(17), com a ação ‘canta Augusto’ do artista guarabirense Elias dos Santos, ele que musicou dezenas de poemas do poeta do século XX, apresentando alguns desses trabalhos e sendo muito aplaudido pelo público. Antes de soltar a voz para "Monólogo de uma sombra", Elias dimensionou a figura de Augusto: "Um dos homens mais importantes do mundo".  As atividades da noite tiveram sequência com declamações de poemas autorais e de Augusto, por estudantes e artistas locais.

O prefeito major Sidnei, a primeira dama Denise Ribeiro e vários secretários municipais,a exemplo de Marcone Pessoa (SEDCET) e Kelson Ricardo(Cultura),  compareceram ao evento que aconteceu ao ar livre, nas mediações do Pavilhão Central (Praça Joaquim Simões), onde também estiveram  a presidente da ASLAC, Ana Almeida, artistas, músicos, literatos, professores, alunos da rede municipal e a sociedade em geral.

No uso da palavra,  prefeito relembrou, nessa ocasião, sua viagem a Leoldina-MG, acompanhado de Aderaldo Elias(diretor do memorial em Sapé),  no intuito de  empreender parcerias e intercâmbios culturais em torno do ilustre poeta sapeense, que tem a sua poesia mais viva do que nunca, em pleno século XXI.

O gestor também se reportou ao ambiente Augustiniano em terras da antiga Usina Santa Helena, em Sapé, quanto  a revitalização de espaços, como prédios locais que precisam de um resgate para  o entendimento das novas gerações, quanto a importância histórica . "Celebramos com respeito e orgulho esses 140 anos de nascimento desse poeta que continua vivo e com uma poesia pulsante, forte e encantadora", disse o prefeito major Sidnei.

Nessa quarta-feira(18) a programação segue com plenas atividades, se prolongando até 20 de abril, data do nascimento de Augusto. Nesses dias que, certamente,  Sapé é transformada na capital da cultura.

Da Redação do Interiorano

Por: João Victor da Silva


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste aqui seu comentário