Postagem em destaque

Brasília - Para seguir sugestão e monitorar agressor de mulher, Brasil teria de comprar 400 mil tornozeleiras

Justiças estaduais expediram, no ano passado, 553 mil medidas protetivas depois de denúncias; país tem 153 mil equipamento     Até dezembro...

Internacional - Irã alerta Israel caso haja retaliação ao seu ataque: “resposta muito maior”



14/04/2024

Objetos vistos no céu acima de Jerusalém depois do ataque do Irã contra Israel (Foto: Reuters/Ronen Zvulun)

O Irã alertou Israel e os Estados Unidos no domingo sobre uma “resposta muito maior” caso haja qualquer retaliação por seu ataque em massa com drones e mísseis no território israelense durante a noite, enquanto Israel afirmava que “a campanha ainda não havia terminado”.

A ameaça de uma guerra aberta entre os arqui-inimigos do Oriente Médio e a possível intervenção dos Estados Unidos deixou a região em alerta, com Washington afirmando que os Estados Unidos não buscam conflito com o Irã, mas não hesitariam em proteger suas forças e Israel.

O Irã lançou o ataque em resposta a um suposto ataque israelense ao seu consulado na Síria em 1º de abril, que resultou na morte de comandantes de alto escalão da Guarda Revolucionária e seguiu meses de confrontos entre Israel e aliados regionais do Irã, desencadeados pela guerra em Gaza.

No entanto, o ataque com centenas de mísseis e drones, principalmente lançados do interior do Irã, causou apenas danos modestos em Israel, já que a maioria foi interceptada com a ajuda de aliados, incluindo os Estados Unidos, Grã-Bretanha e Jordânia.

“Interceptamos, repelimos, juntos venceremos”, disse o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu nas redes sociais.

O ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, disse que, apesar de frustrar o ataque, a campanha militar não havia terminado e “devemos estar preparados para qualquer cenário”.

O canal de TV israelense Channel 12 citou um funcionário israelense não identificado durante a noite, dizendo que haveria uma “resposta significativa” ao ataque enquanto Netanyahu se reunia com seu gabinete de guerra.

Rússia, China, Egito, Emirados Árabes Unidos e Omã pediram contenção.

A missão da República Islâmica nas Nações Unidas disse que o ataque visava punir “crimes israelenses”, mas que agora “considerava o assunto encerrado”.

O chefe de gabinete do exército iraniano, Major General Mohammad Bagheri, advertiu na televisão que “nossa resposta será muito maior do que a ação militar desta noite se Israel retaliar contra o Irã” e disse a Washington que suas bases também poderiam ser atacadas se ajudassem Israel a retaliar.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse que convocaria uma reunião dos líderes do Grupo dos Sete principais economias no domingo para coordenar uma resposta diplomática ao que chamou de ataque descarado do Irã.

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, disse que os Estados Unidos não buscam conflito com o Irã, mas não hesitarão em agir para proteger as forças dos Estados Unidos e apoiar a defesa de Israel.

O Conselho de Segurança da ONU estava programado para se reunir às 16h, horário de Brasília, no domingo, depois que Israel solicitou que condenasse o ataque do Irã e designasse a Guarda Revolucionária como organização terrorista.

Escalada – No sábado, a Guarda Revolucionária do Irã apreendeu um navio cargueiro ligado a Israel no Estreito de Ormuz, uma das rotas de transporte de energia mais importantes do mundo, destacando os riscos para a economia mundial de um conflito mais amplo.

A guerra em Gaza, que Israel invadiu após um ataque do Hamas apoiado pelo Irã em 7 de outubro, aumentou as tensões na região, se espalhando para frentes com grupos alinhados ao Irã no Líbano, Síria, Iêmen e Iraque.

O aliado mais poderoso do Irã na região, o grupo xiita libanês Hezbollah – que tem trocado tiros com Israel desde o início da guerra em Gaza – disse no início do domingo que havia disparado foguetes contra uma base israelense.

Também foram lançados drones contra Israel pelo grupo houthi alinhado ao Irã no Iêmen, que atacou rotas de navegação no Mar Vermelho e arredores para mostrar solidariedade com o Hamas, disse a empresa de segurança marítima britânica Ambrey em um comunicado.

A agência de notícias Fars do Irã citou uma fonte dizendo que Teerã estava observando de perto a Jordânia, que poderia se tornar o próximo alvo em caso de qualquer movimento em apoio a Israel.

O ataque de 7 de outubro, no qual 1.200 israelenses foram mortos e 253 foram feitos reféns, juntamente com o descontentamento interno com o governo e a pressão internacional sobre a guerra em Gaza, formam o pano de fundo das decisões de Netanyahu sobre uma resposta.

Em Jerusalém, no domingo, israelenses descreveram seu medo durante o ataque, quando as sirenes soavam e o céu noturno era abalado por explosões, mas divergiam sobre como o país deveria responder.

“Acho que nos foi dada autorização para responder agora. Quero dizer, foi um grande ataque do Irã… Imagino que Israel vai responder e pode ser rápido e voltar à vida normal,” disse Jeremy Smith, 60 anos.

No Irã, a televisão estatal mostrou pequenas reuniões em várias cidades comemorando o ataque, mas em particular alguns iranianos estavam preocupados com a resposta de Israel.

“Irã deu a Netanyahu uma oportunidade de ouro para atacar nosso país. Mas nós, o povo do Irã, suportaremos o peso deste conflito,” disse Shima, uma enfermeira de 29 anos, de Teerã.

Fonte: Brazil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste aqui seu comentário