Postagem em destaque

Educação - Oposição cochila e ‘desobriga’ presença de secretários de Educação na ALPB

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, nessa terça-feira (07), um requerimento que transforma a convocação dos secretários de...


CPF do município

Artistas sapeenses debatem sobre
Conselho, Plano e Fundo de Cultura

Aderaldo, diretor do memorial Augusto dos Anjos, á direita, mediou o debate sobre o  CPF do Município de Sapé


A cidade de Sapé foi palco de sólidas discussões sobre a criação de Conselho, Plano e Fundo de Cultura, em 30/10, no auditório do Centro de Treinamento e Formação de Professores, que recebeu o grande número de artistas locais e também do Conselho estadual de Cultura, representado nesta ocasião pelos facilitadores Mariah Marques e Goreti Silva, que expuseram de forma geral a o plano de trabalho para implementação do plano de cultura da Paraíba, ora em sua segunda fase.

Participaram desse evento o vice-prefeito Melcíades José de Brito(representando a secretária de Educação do município de Sapé, América de Castro; o agente cultural Romero Baunilha(representando o prefeito eleito Roberto Feliciano); João Victor da Silva(poeta, escritor, professor e diretor do Jornal O Interiorano); Sueli Martins (Coordenadora do pro Jovem em Sapé); Marlindo Francelino (naturalista e carnavalesco); Ana Almeida, Duda Barbosa e Risomar(ativistas culturais), entre muitos outros artistas e representantes de segmentos socioculturais da cidade de Sapé.
Fazendo sua explanação em público, a gerente de cultura popular Mariah Maques disse “quem não tem cultura não tem memória”. Mariah traduziu aos artistas de Sapé a ideia da necessidade de mapeamento, intercâmbio, participação da sociedade civil e a adesão ao Sistema Nacional de Cultura, através deste ministério. Já a representante do Conselho estadual de Cultura, Goreti Silva, em sua fala, abordou a preocupação com os artistas, na forma como eles poderiam se estruturar para a criação de possível Secretaria Municipal de Cultura, citando exemplos de municípios que já aderiram  a essa condição, a exemplo de Cabedelo. Goreti foi mais longe e sugeriu modelos de escolha de secretário de cultura, que em alguns casos passam por um alista tríplice, para a escolha final de um secretário desta pasta.
Música, recital de poesia, apresentações de quadrilhas, apresentação de repentistas, palestras e exposição de ideias foram à tona do debate em torno do Plano Estadual de Cultura em Sapé, município dotado de grande potencial artístico e que detém seu grande símbolo cultural, que é Augusto dos Anjos.
Ainda em sua fala, Goreti Silva se disse sensibilizada com as condições em que se encontra o Memorial Augusto dos Anjos, este que é dirigido pelo talentoso jovem Aderaldo, que não pode fazer muito, justamente por uma série de problemas que vão além de sua gestão, a exemplo das péssimas condições da estrada que dá acesso ao memorial e a própria infraestrutura.

Compromisso

Durante o encontro cultural na cidade de Sapé, os facilitadores Goreti e Mariah, entregaram um termo de compromisso para a adesão do município de Sapé ao Plano Estadual de Cultura ao representante do atual prefeito, Sr. Melcíades Brito, bem como ao representante do prefeito eleito, Sr. Romero Baunilha, ambos imbuídos de repassarem o que foi discutido com a classe artística que espera novos rumos para a cultura sapeense.

Expectativa dos artistas

NO seio da classe artística de Sapé, a expectativa é de que o novo prefeito Roberto Feliciano possa criar a SECTEL – Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte Lazer, deixando a Secretaria de Educação mais livre para as ações e melhor estruturada para um trabalho mais específico.
Grande público se fez presente ao encontro cultural, no Centro de Formação e treinamento de professores
Da esquerda para direita: Romero Baunilha, Mariah, Aderaldo, Cibele, Marlindo e Aninha

2 comentários:

Poste aqui seu comentário