Postagem em destaque

Educação - Oposição cochila e ‘desobriga’ presença de secretários de Educação na ALPB

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, nessa terça-feira (07), um requerimento que transforma a convocação dos secretários de...




UM ANO SEM JOSAS FILHO

 
Por João Victor
Faz um ano que o nosso amigo Josas Filho nos deixou, deixando também uma lacuna aberta na cultura sapeense. É que ele era um faz tudo nessa área, um teatrólogo, um músico, um ativista cultural, era um homem que sabia fazer e tinha coragem para fazer, bem feito, inclusive a Paixão de Cristo, que tinha sua cara e terá sempre.
Estive nos últimos dias com ele, antes de partir, de dar adeus ao povo para ficar com Deus. Ele não estava triste, talvez apenas com vontade de viver, um viver para seus filhos, sua esposa, seus amigos, um viver para se doar, como sempre fez. Mas ele sabia que a melhor maneira de se doar e doar-se a Deus, trabalhar para Deus, com Deus e por Deus. E isso, eu sei que ele fez.
Um ano sem Josas Filho é 365 dias sem um artista, sem um amigo, sem um pai, sem um filho de Deus nesta terra. Mas a gente vai levando, Josas, mesmo que a saudade aperte, os intelectuais lamentem, os seus fãs clamem, a educação sinta, a igreja precise de você. Mas o importante é que você já preencheu os espaços vazios, deu sua contribuição, fez a pacífica revolução da arte. Você fez sua parte. Seu propósito na terra foi alcançado. Deus viu tudo, amigo. E disse então: Vem pra cá, Josa! E um chamado de Deus é tudo, é privilégio, é prêmio, é benção, é salvação!  Então, amigo, sei que tá tudo em ordem por aí. E no Paraíso do Senhor, não pode haver maior amor, maior companhia, maior comunhão. Saudade daqui, pra que, cara!? Se um dia poderemos estar contigo – eu, sua família, sua esposa, seus filhos. Mesmo que a terra chore, sei que você está sorrindo, é a alegria de estar com Deus. Por isso, decidimos também sorri na lembrança de quantas coisas boas você fez por aqui. Para que ficar triste, sabendo que a felicidade existe cheia de graça, forte e linda, ao lado do Pai que está bem aí. Não é muito bom estar a um ano sem você, cara. Mas a gente entende - você foi para a eternidade. E eterna será sua lembrança.

Parece que foi ontem

Parece que foi ontem que tudo aconteceu, mas já faz um ano que perdemos alguém tão especial.
Lembrar de Josas Filho é lembrar de dedicação, de amor, de luta, de caridade, de bondade, de competência. Esse homem realmente nos deixou um grande exemplo: Amar, mesmo sem querer saber as circunstância. 
Hoje, quero expressar todo meu carinho por esse grande homem de Deus, ele se foi, mas deixou entre nós palavras, conselhos, frases, mensagens, confesso a vocês, todas elas ficaram gravadas em mim. Quero também agradecer a Deus por ter enviado esse homem tão amoroso à terra, foi pouco tempo, mas nos ajudou a sermos melhores. Nunca esqueceremos alguém tão especial, Deus o levou, pois o mundo era pequeno para aquele grande homem. Assim como Josas falou e escreveu para mim um dia: "você é a menina dos olhos de DEUS", assim me despeço dizendo: " você foi um grande HOMEM DE DEUS" 

Jarbelly Leite (Poetisa / Escritora)




Lembranças, saudades e boas memórias...



Meu Deus, como o tempo passa rápido e a gente nem nota!!! Somos levados pelo vendaval do dia a dia e a vida vai embora ligeirinho. Lembranças, saudades e boas memórias...

 Geovanni Meireles e 
 Beth Meneses






Lembranças de Sandra Azevedo
 Quero me lembrar de você, como alguém que sempre ousou sonhar e acreditar nos Sonhos de Deus
 
Quero me lembrar dos verões, quero me lembrar das canções, e das lições que me ensinou

Hoje, faz exatamente um ano, que você se foi para os Braços do Pai.
Não sinto tristeza!
Saudades? Imensurável!!!
O fato de não sentir-me triste, é a certeza de saber que Deus preparou algo melhor para você.
Josas Filho... Um homem que não tinha tempo para parar, seu pensamento sempre estava além do nosso. Em vida concretizou todos os seus objetivos.
Foi filho, irmão, pai, avô, professor, diretor, músico, compositor, teatrólogo, secretário de educação e cultura da pacata e perdida no tempo cidade de Sapé, ativista político, cronista, pastor... ufa!!!
Haja fôlego pra te acompanhar... E como acompanhei... Em cada projeto, uma ligação: “Sandra, eu to precisando de você aqui”.
E lá ia eu, prontamente disposta, - pois como você - sempre adorei desafios...
Essa era uma forma que você, direta ou indiretamente – creio que propositalmente - encontrava para reunir nossa família, Josas (pai), nossos irmãos – Josinaldo, Josildo e Antônio –, filhos: Jonathan, Johnny, Jennifer, Douglas, Jackeline, J. Júnior, Jéssica, Dandarah, Matheus, Caroline, Josas Neto, Chiara, Emmanuel, Ismael, e netas Maria Garbrielly e Júlia Rafaelle.
Assim foi com o grupo de teatro “Filhos do Amanhã”, onde encenamos as primeiras peças no Centro Social Urbano e no Colégio Estadual de Sapé (EEMOAP);
(com Williams Michelly, João Victor, Valdeci Santana, etc.)
No grupo Arco-íris, Banda Arco-íris e depois Forró Colher de Pau;
(com Josemar Quirino, Hermes de Luna, Giovanni Meireles, Demetrius Castor, entre outros)
Nas 10 encenações da Paixão de Cristo, um espetáculo que foi a menina dos olhos;
(com Jana Araújo, Ivo Belizário, Jamil Ebenezer, Roberto Cartaxo, Thaís Cartaxo)
Nos festivais de calouros e de músicas inéditas, nas festas da Primavera e Personalidades do Ano, nos concursos de quadrilhas juninas, no carnaval tradição, na enfatização do nome do nosso poeta-mor Augusto dos Anjos...
Tantas outras coisas pra lembrar...
Desbravador! Essa é a palavra que lhe define melhor!
Em sua última Paixão de Cristo (2010), você fez algo que a muito não fazia... Protagonizou o papel do cego, à princípio, estranhei, mas você era assim, uma caixa de surpresas... E cantou essa música:

Jesus... Filho de Davi... 
Olha para mim, olha para mim
Jesus... Deus de compaixão... Eu estou aqui
Necessito de um milagre
É preciso ter coragem pra lutar e vencer
Esperar a hora do milagre acontecer
Posso ouvir Tua voz poderosa a me dizer:
 “Filho meu, o que eu posso fazer por você?”
Eu quero ver Tua glória
Ver Tua face
Ver Tua beleza
Tua santidade
Ver Tua grandeza
Ver Tua bondade
Ver Tua bênção
Ver os Teus milagres
E te adorar
Te ver, Senhor, só pra Te adorar

E... Ele olhou pra você, e o levou para que pudesse Adorá-lo de perto...
Hoje, você não me liga mais...
Hoje, você não pode mais vir até nós...
Mas... um dia, com certeza, nós iremos até você,
Na eternidade iremos nos ver.
Saudades? Eternas!!!

4 · ·

Um comentário:

  1. Recebo mensagem de diretor da Rádio Sapé FM, em torno de Josas, e Camilo sabe sim, da importância que teve Josas para cultura de Sapé. Camilo é também um grande valor da cultura sapeense. Valeu meu caro Camilo de Lelis, e meus parabéns pelo título de cidadão recebido através da Câmara Municipal de Sapé, enfim veio esse grandioso reconhecimento

    ResponderExcluir

Poste aqui seu comentário