Postagem em destaque

Executivo - Lula reúne ministros nesta segunda em meio à alta dos alimentos e à queda de popularidade

Reunião ministerial desta segunda será a 3ª do ano (Foto: Ricardo Stuckert / Presidência da República) Preços preocupam o poder Executivo, e...

EDUCAÇÃO VIRTUAL

Projeto Educação Virtual




História educacional

Escola Gentil Lins elabora programação
especial de 75 anos de plena atividade

A viúva  de João Pedro Teixeira,  Elizabete, marcou presença no evento de 75 anos de aniversário da Escola Estadual Gentil Lins, educandário que a recebeu de braços abertos, através  do diretor Kíldere André, professores e alunos
Representantes da 1ª Regional de Ensino Wleica e Verônica, Consuleide e Janecleide
 foram recebidas pelo coordenador  geral do evento, Ewerton da Silva Santos (à direita) 
O evento foi marcado pela confraternização das equipes do setor administrativo de educação
 do estado da Paraíba e Professores do município de Sapé ( Romoaldo, Jairo Cesar, Regina Celi )

A Escola Estadual Gentil Lins, que tem como diretor Kildare André de Lima Freitas, teve através de alunos, professores e coordenadores, a elaboração de uma programação especial, em 02/04, em comemoração aos 75 anos de plena atividade, por onde passaram várias gerações e marcaram sua história estudantil. Palco da primeira reunião das ligas camponesas, a Escola Gentil Lins preparou toda uma programação que constou de exposição de fotos históricas do município, teatro de sombra de bonecos (através de alunos do ensino médio) e palestras realizadas por Assis Lemos e Marina Dias (irmã do camponês Nego Fuba).


Muitos convidados

Para prestigiar o evento que marcou os 75 anos de criação da Escola Gentil Lins, foram convidados ex-diretores, ex-alunos e ex-funcionários, os quais marcaram presença e constataram a nova fase desde educandário.

Presenças

Palco de visitas durante o dia todo, a escola recebeu figuras sapeenses e do Estado, como a gerente da 1ª Região de Ensino Wleica Honorato e a coordenadora pedagógica Veronica que acompanharam de perto toda a movimentação e organização dos trabalhos expostos em salas de aula devidamente preparadas e ornamentadas para os visitantes.


Conforme justificou o professor Ewerton da Silva Santos, coordenador geral do evento, as atividades realizadas no aniversário de 75 anos da Escola superou todas as expectativas, exatamente pela estrutura montada que foi de duas semanas, com o emprenho de toda a equipe, envolvendo professores, alunos, diretores e o pessoal de apoio.
Clic na imagem para ampliar
Clic na imagem para ampliar















Melhores redações sobre o Dia Internacional da Mulher (EEEMOAP)



Redações

A MULHER

A mulher é valorizada por sua forma delicada de ser e tratar tudo e todos. Ela realmente tem um jeitinho de resolver os problemas e, às vezes, até mesmo de saber lidar com cada um deles.
A mulher é de fato uma guerreira: cuida de seus afazeres, trabalha, cuida de filhos, etc. Então, elas fazem tudo isso e ainda tem um tempinho para si, para se dedicar a beleza, ao parceiro e muitas outras coisas que a mulher tem que se dedicar.
A mulher é sempre delicada, bela, orgulhosa de si, com seu carinho com o próximo, com sua delicadeza e seu jeito sensível. A mulher é digna de vitória, às vezes dedicada à política, família, trabalho, etc.
A mulher tem suas características, suas diferenças, mas o mesmo valor é dado para todos. A mulher é tão importante quanto o homem, é tão capacitada quanto o homem. Cada mulher com suas qualidades e defeitos, mas a mulher é também adaptável.
A mulher é meiga, sensível, sedutora, compreensível e maravilhosa por sua própria existência. A mulher é mulher, e sem nós mulheres os homens não viveriam.

Skarlet Mizael de Oliveira

EEEMOAP – 2º ano E - Tarde

A IMPORTÂNCIA DA MULHER

A mulher é importante por ser forte e guerreira, por lutar pelos seus direitos e por ser objetiva; por cuidar da sua casa, de seu marido e seus filhos, sempre com amor e ternura, e por estar sempre com um sorriso no rosto. Mulher que cuida, consola, abraça, chora, sorri. Mulher que é frágil, mas que não se deixa abater, por isso é digna de todos os elogios.
Mulher idosa, de cor negra, de cor branca, também morena, mulata, magra, gorda, mas para Deus são todas iguais. Mulher, motivo de pecado e salvação, pois Eva inicia o pecado comenda da fruta proibida, e Maria trouxe a salvação dando à luz ao filho de Deus, Jesus.
Mulher que sorri quando quer chorar, que cala quando quer falar. Mulher que se olha no espelho e comemora. Mulher, nós que somos vencedoras, pois através de muito sofrimento conseguimos conquistar o nosso lugar na sociedade.

Daiane da Silva
EEEMOAP – 2º ano E - Tarde

A Mulher é importante

A mulher hoje tem muita importância na sociedade, pois se olharmos para o topo temos uma mulher governando a nação; a mulher a cada dia que passa vai ganhando espaço. Hoje temos mulher exercendo cargos como: juíza, promotoras de justiça, cargos que antigamente eram determinados para homens.
Hoje, temos países que não acompanharam o desenvolvimento da mulher. As mulheres nesses países não têm o direito de votar, dirigir e nem de sair sozinhas. Preconceito que hoje está fora de moda no Brasil.
As mulheres são importantes por vários motivos. Mulheres hoje trabalham, cuidam dos filhos, casa e marido. Mas infelizmente ainda vemos mulheres sendo espancadas por seus companheiros, maltratadas por muitos.
Mas a mulher é forte, guerreira, companheira. A mulher deve ser respeitada por todas as pessoas. E uma mulher que dá exemplo de superação é a nossa presidenta Dilma Rousseff – sofreu obstáculos, um forte câncer, mais mesmo assim superou esse obstáculo, e hoje é a primeira mulher presidenta do Brasil. Por esta e outras razões, a mulher deve ser respeitada e amadas por todos nós.

FELIPE MUNIZ
EEEMOAP – 2º ano E - Tarde

MULHERES
Elas sorriem quando querem gritar.
Elas cantam quando querem chorar.
Elas choram quando estão felizes.
Elas riem quando estão nervosas.
Elas brigam por aquilo que acreditam.
Elas levantam-se para a injustiça.
Elas não levam “não” como resposta.
Quando acreditam na melhor solução.
Elas andam sem sapatos novos
Para  que suas crianças possam tê-los.
Elas vão ao  médico com uma amiga assustada.
Elas amam incondicionalmente.
Elas choram quando suas crianças adoecem.
Se alegam quando as crianças ganham prêmios.
Seus corações quebram quando uma criança morre.
Choram com a perda de um membro da família.
Contudo, são fortes
Quando elas pensam que não há mais força!
MARIA APARECIDA MONTEIRO
EEEMOAP -3º ano C - Tarde

MULHER
Mulher. O nome já diz tudo. Há mulheres médicas, advogadas, empregadas domésticas, etc. Mas o que marca a mulher é mesmo o seu jeito doce de ser e o enorme coração que elas têm. E elas vêm ocupando, a cada dia, o seu lugar na sociedade, com bravura, dedicando-se ao trabalho, a sua casa, ao seu marido e filhos com muita força e dedicação.
O homem deve respeitar mais as mulheres, pois sem elas, eles não fariam nada, porque foi de uma mulher que um dia eles nasceram. Dessa mulher que defende seus objetivos com garra, e que luta de unhas e dente para defender a quem ela ama e confia. A mulher que é mãe. A mulher determinada. Mulher que se esforça para, a cada dia, ser mais respeitada. A mesma mulher que merece ganhar todo o dia uma flor.
Ser mulher é se submeter aos problemas e lutar para não se deixar abater.

MICILEYDE DIAS DA SILVA
EEEMOAP – 3º C – Tarde

A IMPORTÂNCIA DA MULHER

A mulher é muito importante na vida de um homem, pois lhe oferece amor, paz, carinho. Desde o século dezoito as mulheres vêm buscando sua importância na sociedade. Naquela época, as mulheres não tinham direito de estudar, de trabalhar, ficavam apenas em casa, não tinham liberdade.
Mas, no século dezenove, no dia 08 de março de 1857, funcionárias de uma fábrica de tecidos, em Nova Iorque, iniciaram uma greve em busca de seus direitos. Essa greve foi reprimida com tanta violência que cerca de 130 tecelãs foram trancadas e carbonizadas dentro da fábrica. A partir desse dia, todas as mulheres tiveram uma importância no cenário mundial.
Em 1910, em uma conferência na Dinamarca, foi decretado os direitos de liberdade da mulher. O marco da conquista das mulheres brasileiras foi o direito ao voto e o direito de eleição para cargos executivos e legislativos.
Um homem sem uma mulher é uma árvore sem raiz!

Paulo Soares da Silva Júnior
EEEMOAP – 2º F  - tarde




RAINHAS

Atualmente as mulheres têm a facilidade enorme de dominar tal área do mercado de trabalho. Mas nem sempre foi assim. Antigamente, as mulheres eram tidas como escravas do lar, pois na maioria das vezes, era o que sabia fazer: lavar, passar e cozinhar. Mas chegou uma época que isso iria mudou, e passaram a dominar não só o mercado de trabalho feminino, mas também o masculino. Isso é muito gratificante para todas as mulheres, que hoje em dia são tidas como rainhas. Rainha na presidência da república, rainha no poder judiciário, rainha com poder de gerenciar empresas... Principalmente, rainha no coração dos homens, que todo dia se apaixona cada vez mais por suas paqueras, namoradas, noivas e esposas, que são mães, avós, amigas, e sua principal qualidade que vejo: ser mulher. Esse nome é digno de muita luta, suor e força de vontade para chegarem ao topo a onde estão hoje e permacerão para sempre.

Naclécia Angélica
EEEMOAP – 2º F – tarde

A IMPORTÂNCIA DA MULHER

A mulher já foi muito menosprezada antes. Hoje ela tem uma importância fenomenal na vida em sociedade.
O ocorrido em 08 de março de 1857, foi um marco, que desde então, depois de diversos anos de luta, agora todo ano comemora-se o dia 08 de março, um dia especial em homenagem às operárias mortas – O Dia Internacional da Mulher.
Desde então, somos especiais, agora especialmente valorizadas, com a lei que nos protege contra agressões bárbaras, e isso com muita luta.  O que isso nos ensina? Que as mulheres são capazes de vencer na vida, na sociedade, e assim por diante. Mas não pensem que é com facilidade, jamais! Foi sempre com muito esforço e garra
Muitas pessoas menosprezam as mulheres, talvez por serem aparentemente frágeis, mas se enganam, pois é dessa fragilidade que vêm o esforço. E como exemplo da importância da mulher tem-se hoje em nosso país, uma presidenta.
Mulher, nós somos especiais!

Roberta Araújo de Melo

EEEMOAP – 2º F - tarde














O que está sendo ministrado nas aulas de Geografia, na EEMOAP, através do professor João Victor para os alunos do segundo e terceiro anos do ensino médio.


A aula ministrada para o 2º ANO do ensino médio enfoca o Capitalismo no espaço geográfico, suas divisões em Capitalismo Comercial, Capitalismo Industrial e Capitalismo Monopolista ou Financeiro. Na seqüência, o assunto aborda as primeira e segunda guerra mundial e a divisão internacional do trabalho (DIT). Características de cada conflito, o imperialismo e as disputas geográficas também são enfocados, numa narrativa descontraída e de fácil interpretação do alunado.

Na aula ministrada aos alunos do 3º ANO ano do ensino médio, é apresentado ao alunado “Primeiro Mundo, países que acompanharam as três revoluções industriais”. A tecnologia atual e as implicâncias da Primeira e Segunda Revolução industriais também são mostradas, numa explanação sintética. O Taylorismo e o Fordismo também são assuntos dessa aulas, que na seqüência também aborda o Consumismo.


Escola Municipal Luis Inácio Ribeiro
realizou prévia carnavalesca em Sapé

Evento aconteceu em 17/02 e reuniu professores, diretores, coordenadores e alunos do turno da manhã, em arrastão pelas principais ruas de Sapé

 
A direção da Escola Municipal Luis Inácio Ribeiro Coutinho, em Sapé, não deixou passar em branco a festa de momo, e, juntamente com professores, coordenadores e alunos realizou uma prévia carnavalesca e foi às ruas, chamando a atenção dos sapeenses.

Logo nas primeiras horas da manhã, os integrantes da banda Santa Cecília visitaram a unidade escolar, onde participaram de um farto café da manhã, oferecido pela diretora Isabel Bento e sua auxiliar mais direta Ivonete, bem como a coordenadora da escola, Jane Lúcia.
Clic para ampliar
Ao som da Banda de Música Santa Cecília da cidade de Sapé, que tocou muito frevo, a galera ganhou às ruas Napoleão Laureano, Comendador Renato Ribeiro e Orcine Fernandes (artérias principais da cidade), onde com muita alegria e descontração deram sinais de como seria o carnaval 2012 na terra de Augusto dos Anjos.
Na avaliação da diretora, a prévia carnavalesca da escola, além de constar no calendário de eventos da escola (através de aula educativa), se constitui também num momento de descontração e alegria dos alunos, que de forma educada e exemplar vão às ruas numa demonstração de tradição e continuidade histórica da Festa de Momo. “Já é uma tradição e não deixaremos passar em branco esta data tão esperada pelos alunos”, disse Isabel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste aqui seu comentário