Postagem em destaque

Campeonato Paraibano - Confiança-PB acerta com empresa para gerir futebol por cinco anos Clube fecha parceria e uma empresa privada cuidará do futebol

O Confiança, da cidade de Sapé (PB), que, atualmente, está na segunda divisão do Campeonato Parai...

O cristão e a política: religião e eleição se misturam?

13 de fevereiro de 2020 às 11h26Por Heron Cid
Comunidades religiosas perceberam a tempo que política não é pecado; pecado é o que se faz nela
Religião e política se misturam? Para essa pergunta, a resposta dentro das igrejas e doutrinas sempre foi “não”.
De tão em voga, esse tema vai ser debate em profundidade na nova edição do Encontro da Consciência Cristã, em Campina Grande.
Três estudiosos e especialistas no assunto vão discutir a problemática: José Mário, Solano Portela e Ricardo Aragão.
Antes do parecer dos teólogos no Seminário O Cristão e a Polícia, de 23 a 25, vale uma imersão superficial prévia.
Religião e política são forjadas em princípios, crenças e regras. Historicamente, a religião, especialmente a cristã no Ocidente, influenciou diretamente em códigos de condutas civilizatórios.
Por exemplo, não roubar é um mandamento comum a ambas. No Direito, matar é crime, conceito que está nos 10 mandamentos bíblicos.
Religião, todavia, não pode e nem deve se confundir com o Estado. O Brasil, por exemplo, mantém certa laicidade, por rejeitar a instituição de religião oficial e a discriminação de credos.
A presença do cristianismo está por toda a parte, como nos feriados religiosos oficiais, todos de natureza cristã/católica. Temos feriado no dia da Padroeira do Brasil. E aí está a explicação e constatação de que nossa laicidade não é absoluta.
A ideia que separava internamente na igreja o cristão da política é superada. Prevalece, em menor grau, ainda em doutrinas ortodoxas que insistem em considerar a convivência entre o espiritual e a vivência das coisas terrenas.
Como se fosse possível viver numa cápsula, no enclausuramento social, e como se Deus não governasse sobre tudo. Esse é um conceito que limita a ação divina na terra.
O cristão, o evangélico, o católico, o espírita, o muçulmano, o adepto do candomblé e o ateu são chamados à participar da vida pública. Por que, antes de devotos ou crentes, são cidadãos.
Na política, ou se governa ou se é governado. E isso diz muito.
Com WsCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste aqui seu comentário