Postagem em destaque

São Paulo: Criminoso que não voltou de saidinha é preso com arma e diz que roubava 20 celulares por dia

PM suspeitou do comportamento e enquadrou foragido na Vila Olímpia, onde ele assaltou e obrigou mulher a desbloquear aparelho A PM (Polícia ...


Dermatologista destaca fatores de risco que levam ao câncer de pele
Um total de 400 pessoas que fizeram consultas médicas nas Unidades de Saúde da Família, através da campanha "Dezembro Amarelo", e foram diagnosticadas com suspeita de câncer de pele, poderão fazer tratamento amanhã no mutirão do Hospital Napoleão Laureano, em João Pessoa. "Os selecionados pelos PSF poderão se dirigir ao HNL das 8h ao meio-dia, onde serão realizadas cirurgias. Já os casos mais graves serão agendados para o mês de janeiro de 2019," afirmou a coordenadora do serviço de Dermatologia do HNL, Kamila Magno.

A dermatologista disse também que 22 médicos vão participar do mutirão de prevenção ao câncer de pele neste sábado no hospital. "No mês de novembro foram realizados nas Unidades de Saúde da Família 1.200 exames e desse total, 400 pessoas que foram diagnosticadas com suspeita da doença, foram selecionadas para comparecerem amanhã no Napoleão Laureano".

Os médicos clínicos gerais que realizaram as consultas de triagem nos PSFs passaram por qualificação para identificar e prevenir o câncer de pele. O curso contou com a participação de aproximadamente 80 médicos da Atenção Básica da rede municipal de saúde.

Fatores de risco - Para a dermatologista Kamila Magno, a principal causa da doença é a falta de cuidados com a pele. “São fatores de risco a exposição à radiação solar sem uso de protetor solar adequado, lesões escuras na pele, lesões que sangram com facilidade e não cicatrizam, entre outros”, afirmou. Além da SMS e o Hospital Napoleão Laureano, a ação contou com o apoio da Faculdade de Medicina Nova Esperança (Famene).

Para evitar o câncer de pele, é fundamental não ficar diretamente no sol e usar protetor solar, roupa adequada, chapéu e óculos escuros. Além disso, é importante usar luvas sempre que se utilizar produtos de limpeza, porque podem conter substâncias químicas que irritam a pele, aumentando o risco de câncer.

Redação c/PBAGORA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste aqui seu comentário