Postagem em destaque

Quem foram os candidatos a prefeito de João Pessoa que mais gastaram em suas campanhas eleitorais de 2020; CONFIRA O RANKING COMPLETO

Após publicar os gastos eleitorais das campanhas dos vereadores de João Pessoa e Campina Grande em 2020, o Blog do Gutemberg Cardoso reso...

2018: confira mulheres de políticos que pretendem disputar eleições

2018: confira mulheres de políticos que pretendem disputar eleições
A mais de um ano para a realização das eleições estaduais na Paraíba, a movimentação de bastidores já começa a desenhar as novidades que estão por vir e, dessa vez, quem quer participar como protagonista da “festa” são as esposas dos políticos.

Pelo menos cinco delas já admitiram a pretensão de disputar uma das 36 vagas na Assembleia Legislativa da Paraíba e assim engrossar a bancada feminina na Casa, que atualmente conta apenas com as deputadas Daniella Ribeiro (PP), Estela Bezerra (PSB) e Camila Toscano, do PSDB.

Uma das primeiras a anunciar a pretensão foi a médica Doutora Paula, esposa do prefeito de Cajazeiras, José Aldemir, do PP. Foi o próprio marido quem confirmou o nome da mulher na disputa por uma das vagas na Asssembleia no próximo ano. Paula, atualmente, é Secretária de Saúde da gestão do marido.

A segunda a confirmar a pretensão foi a esposa do deputado federal Veneziano Vital do Rêgo (PMDB), Ana Cláudia Vital do Rêgo (PMDB). Ela, que atualmente é Secretária Adjunta do governador Ricardo Coutinho (PSB) disse que quer somar com o projeto.

Mais recentemente, em entrevista ao PB Agora, o deputado federal Rômulo Gouveia (PSD) também confirmou a candidatura da esposa, a ex-deputada Eva Gouveia (PSD) na disputa pela ALPB em 2018. Tanto Rômulo, quanto Veneziano vão fazer uma dobradinha, numa espécie de competição de casal contra casal.

Mais recentemente quem também confirmou a pretensão de disputar uma vaga na Assembleia Legislativa da Paraíba foi a ex-prefeita de Pombal, Pollyana Dutra (PSB). Ela é esposa do prefeito de Brejo do Cruz, Francisco Dutra Sobrinho. O casal já chegou a governar simultaneamente as duas cidades, cada um responsável por uma administração.

Nos bastidores também já se ventila a possibilidade do deputado Buba Germano (PSB) disputar uma vaga federal e novamente colocar a esposa, Gilma Germano, na disputa estadual.

No último mandato Gilma quem ficou no lugar do esposo, para que ele se dedicasse a prefeitura de Picuí. Outro que também fez isso foi o prefeito de Guarabira, Zenóbio Toscano (PSDB), que colocou a esposa, Léa Toscano, para encabeçar a disputar. Assim como Gilma, Léa também venceu e exerceu um mandato na Casa. Hoje a tucana é substituída pela filha, Camila, que praticamente recebeu “de herança” o mandato dos pais.

Segundo estudiosos, a oligarquização da política se reflete em várias assembleias estaduais, câmaras de vereadores, nos poderes Executivo e Judiciário e na mídia e, como esse cenário atinge todas as esferas de poder da sociedade, não se crê em mudanças senão no longo prazo.


Mais candidaturas

Apesar de o prefeito Luciano Cartaxo (PSD) já ter negado, ainda é forte nos bastidores o botado de que a primeira dama de João Pessoa, Maísa Cartaxo viesse disputar uma das vagas na Asssembleia Legislativa da Paraíba. Ambos continuam negando, por enquanto, mas as especulações continuam crescendo.


Com PB Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste aqui seu comentário