Jornal O Interiorano - A verdade como referência - Fundador: João Victor da Silva - CNPJ: 13.513.199/0001-01 - Fone: (83) 8855-0110 - Sapé-Paraíba.

segunda-feira, 6 de março de 2017

Veja como e quando águas da transposição chegam à PB

Veja como e quando águas da transposição chegam à PB
As águas oriundas do Programa de Integração do Rio São Francisco, através Eixo Leste chegarão ao alto Rio Paraíba no município de Monteiro, no início do mês de março, sendo conduzidas, pelo próprio rio até a Barragem Boqueirão (Pres. Epitácio Pessoa), seguindo até a Barragem Acauã, beneficiando nesse primeiro momento aproximadamente 900 mil pessoas em toda a região do cariri e região metropolitana de Campina Grande, um total de 44 municípios.

As águas do PISF assegurarão o acesso sustentável à água de qualidade, em quantidades adequadas à manutenção dos meios de vida, do bem-estar humano e do desenvolvimento socioeconômico.

O primeiro manancial a receber as águas do PISF será a Barragem de Poções, o qual já poderá atender as necessidades da população do município de Monteiro, uma vez que a cidade já detém de sistema adutor com tratamento da água.

Pelo caminho das águas no Rio Paraíba, a Companhia de Água da Paraíba – CAGEPA já projetou e está executando obras de caráter emergencial, como uma estrutura de captação no leito do rio para integrar-se ao Sistema Adutor do Congo, uma vez que o manancial que abastece esse sistema adutor encontra-se em colapso. A expectativa é que as obras sejam finalizadas em até no máximo 30 dias, beneficiando cerca de 58 mil habitantes, nos municípios de Monteiro, Sumé, Serra Branca, São João do Cariri, Amparo, Prata, Ouro Velho, Coxixola, Gurjão, Santo André, Parari, São José dos Cordeiros e Livramento.

Em seguida, a água do Velho Chico segue pelo Rio Paraíba passando pela Barragem Camalaú eBoqueirão. Estima-se que esse trajeto de aproximadamente 130 km leve em torno de 30 a 45 dias.

Com a chegada das águas a Barragem de Boqueirão, o qual se encontra com apenas 4,0% da sua capacidade acumulação, as águas do Velho Chico já beneficiarão cerca de 716 mil habitantes, em um total de 18 municípios sendo eles, Barra de Santana, Caturité, Queimadas, Pocinhos, Lagoa Seca, Matinhas, São Sebastião de Lagoa de Roça, Alagoa Nova, Boqueirão, Boa Vista, Soledade, Juazeirinho, Cubati, Pedra Lavrada, Olivedos, Seridó, Cabaceiras, destacando a segunda maior cidade da Paraíba, o município de Campina Grande.


As águas ainda seguiram pelo rio até a Barragem Acauã que beneficiarão ainda nesse primeiro momento, os sistemas adutores com captação na referida barragem, em um total de 12 cidades, aproximadamente 132 mil pessoas. Destacamos a construção do Canal das Vertentes Litorâneas que tem sua captação na referida Barragem e que com a sua conclusão beneficiarão mais 630 mil habitantes.


Redação com Secom/PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste aqui seu comentário