Postagem em destaque

Policial- Diretor de escola em João Pessoa é preso por suposto abuso sexual a aluna de 12 anos

Mãe da vítima relatou que diretor teria chamado a filha para conversar por conta de "notas baixas". Suspeito foi autuado em flag...

TRE-PB registra 11 mil candidatos às eleições de outubro e em todo o Brasil são mais de 485 mil candidaturas

TRE-PB registra 11 mil candidatos às eleições de outubro e em todo o Brasil são mais de  485 mil candidaturas
 O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) atualizou há pouco o número parcial de candidaturas recebidas de pessoas que pretendem concorrer às eleições de outubro, quando serão disputados os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. De acordo com o balanço atualizado, foram registrados até o momento 485.268 mil registros para os três cargos,


Na Paraíba foram registrados até o momento segundo o Tribunal Regional Eleitoral 11 mil canidatos. O TSE estima que o total de candidatos deve variar entre 530 mil e 580 mil nestas eleições. O número final deverá ser divulgado amanhã (15). Para o especialista Franco Montoro, ex-governador de São Paulo, um dos maiores líderes da redemocratização do Brasil e militante ativo das causas municipalistas, as eleições municipais serão um laboratório do Brasil pós-impeachment. Somente em Campina Grande, segundo maior colégio eleitoral do Estado, são  sete candidaturas a prefeito e mais de 300 a Câmara de Vereadoes.  Em João Pessoa, quatro candidatos disputam a Prefeitura da capital paraibana.


O prazo para que partidos e coligações fizessem o registro terminou às 19h. A partir de agora, caberá aos juízes eleitorais julgarem os pedidos de candidatura, que poderão ser indeferidos se os candidatos não cumprirem os requisitos legais, entre eles, estar elegível pela Lei da Ficha Limpa. A norma impede que pessoas condenadas por órgãos colegiados possam disputar eleições pelo prazo de oito anos.


Na avaliação de Franco, hoje será dada a largada para as eleições municipais de 2016. E no dia 2 de outubro, elegeremos os novos prefeitos e vereadores. São 5.561 municípios brasileiros, na Paraíba foram recebidos mais de 11 mil requerimentos de registro, abrangendo todos os cargos. Em breve o TSE divulgará em detalhes os registros efetivados por municípios e cargos.

“Ninguém vive na União ou no Estado. As pessoas vivem é no município. O atual ambiente político brasileiro fez muita gente boa desistir de candidaturas potenciais. Mas é a qualidade de vida de nosso povo que está em jogo”, afirma Franco.


Segundo o especialista, os impactos da Operação Lava Jato e suas congêneres e do processo de impeachment que derrubaram ao solo a credibilidade do sistema político e introduziram um clima frio e reticente no seio da opinião pública. Oxalá a indignação e a intolerância com a corrupção institucionalizada sejam convertidas em energia cidadã transformadora e não em desânimo e apatia.


Com PB Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste aqui seu comentário