Postagem em destaque

São Paulo: Criminoso que não voltou de saidinha é preso com arma e diz que roubava 20 celulares por dia

PM suspeitou do comportamento e enquadrou foragido na Vila Olímpia, onde ele assaltou e obrigou mulher a desbloquear aparelho A PM (Polícia ...

Após deixar PSB, paraibana Luiza Erundina disputará pelo PSOL a prefeitura de São Paulo

Após deixar PSB., paraibana Luiza Erundina disputará pelo PSOL a prefeitura de São Paulo
A paraibana Luiza Erundina será a candidata do PSOL à Prefeitura de São Paulo, com o deputado Ivan Valente, do mesmo partido, de vice. 

Segundo o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ), entusiasta da candidatura, a chapa será homologada na convenção do partido, domingo que vem (10).

A ex-prefeita saiu do PSB em março, por “divergências ideológicas”, após o partido decidir fazer oposição ao governo Dilma. Erundina se filiou ao PSOL poucos dias depois, mas em caráter provisório, já que ela pretende fundar seu próprio partido, o Raiz.

Nas últimas eleições para prefeitura de São Paulo, em 2012, Erundina ficou prestes a entrar como vice na chapa de Fernando Haddad (PT) mas desistiu após Haddad se aliar ao deputado Paulo Maluf (PP). A campanha de 2004 foi a última que a ex-prefeita disputou, tendo então como vice na chapa Michel Temer, que atualmente é vice-presidente da república. Luiza Erundina deve dar a resposta ao PSOL na próxima terça-feira (5). Caso aceite, Ivan Valente deve coordenar a campanha e ser vice na chapa.

A paraibana disputou pela última vez a prefeitura de São Paulo em 2004 e teve como vice Michel Temmer, atual vice presidente da República. Em 2012 ela era a mais cotada para ser a candidata a vice na chapa de Fernando haddad (PT).


Luiza Erundina nasceu na cidade de Uiraúna, Paraíba.Em Campina Grande, na década de 1970, iniciava a sua atuação na esfera política, participando das Ligas Camponesas e fazendo oposição ao Golpe Militar. Naquela cidade e período histórico, a participação de mulheres nordestinas, na política, praticamente inexistia. Por essa razão, ela passaria a sofrer perseguições.


Em 1980, é convidada pelo então líder sindical Luiz Inácio Lula da Silva a ser uma das fundadoras do Partido dos Trabalhadores (PT), pelo qual se elege vereadora em 1982 e deputada estadual constituinte em 1986. Ela foi eleita prefetia do município de São Paulo entre 1989 e 1993,  pelo PT.


Redação C/PBAGORA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste aqui seu comentário