Câmara de Sapé realiza audiência pública sobre a  IV Semana da Consciência Negra
A vereadora Cibele Cabral foi a mediadora e propositora do rodada de diálogo na Casa de Leis. O evento teve como palestrante principal o historiador Severino Lepê Correia, que entre muitas abordagens discorreu sobre a intolerância religiosa e a necessidade de convivência sem preconceitos, diante da pluralidade brasileira.


Lepê: "Sou um negro em  movimento"
Seguindo a toda uma programação que começou no último dia 24 e se estende até o dia 28/11, integrantes do movimento negro em Sapé realizaram hoje uma audiência pública na Casa de Augusto dos Anjos em torno da IV Semana da Consciência Negra, evento que está em seu 4º ano, e que conta com o apoio de vários representantes de entidades, como a AMIS – Associação da Melhor Idade em Sapé; prefeitura de Sapé, professores e agentes culturais da sociedade sapeense, entre outros.
Depois da abertura do evento realizada no Centro de Formação e Treinamento de Professores (24 e 25/11), que contou com palestras, roda de diálogo e apresentações culturais; o plenário da Câmara Municipal de Sapé foi o foco do debate de hoje(26), onde marcaram presença a vereadora Cibele Cabral (propositora e mediadora das discussões); os vereadores Paulo Ferreira e Pedro Ramos; Juliano Salles(membro e precursor do movimento negro em Sapé); Areilton Martins(professor e membro do movimento negro); Ana Maria Almeida(professora e ativista cultural); Francinha (Presidente da AMIS); José Waldir(cerimonialista e presidente do CORAL); José Eduardo ou Dudu(Babalorixás); Jairo Cezar(secretário de cultura do município de Sapé); entre outros.
Um dos pontos alto do evento foi a palestra proferida pelo historiador, psicólogo e diretor de relações institucionais do CNAB (Congresso Nacional Afro Brasileiro) Severino Lepê Correia, que discorreu sobre “História e Cultura Afro Brasileira – Combate ao racismo e a Intolerância Religiosa”. Lepê é também Doutorando em Literatura e Interculturalidade da UEPB (Campus de Campina Grande).
Em suas considerações iniciais Lepê disse: “O Brasil é os segundo pais negro do mundo, perde apenas para a Nigéria”. O historiador fez um verdadeiro TUR pelas vereadas da história, abordando pontos como: espiritualidade, pluralidade brasileira, nova ordem social e a necessidade de convivência sem preconceitos e os grandes desafios da sociedade em conhecer e valorizar a trajetória dos diversos grupos sociais. O diálogo não violento entre religiões também foi mais um ponto discutido na palestra do historiador Lepê, que ao ser abordado por uma das pessoas da plateia, quanto a que movimento ele pertencia ou defendia, ele foi enfático e respondeu “Sou um negro em movimento”. Lepê arrancou aplausos.
Em suas considerações finais, Lepê elogiou a iniciativa da Câmara de Sapé, através da vereadora Cibele Cabral, bem como o vereador Pedro Ramos, autor de um projeto de lei aprovado na Câmara de Sapé, que dispõe sobre cotas raciais em concursos públicos (20%) para negros e afrodescendentes, com vigência de 12 anos.
Falando aos presentes a vereadora Cibele fez elogios ao movimento negro em Sapé, capitaneado pelo seu ex-aluno Juliano Salles, ainda no ano de 2005, quando começou a ganhar força. A parlamentar conclamou a todos em torno do respeito aos negros no país, desabafando “é necessária também uma luta contra o auto preconceito”. Cibele disse entender que o racismo ainda é uma chaga que marca a sociedade brasileira, mas também salientou que há avanços na comunidade negra. “O negro fez, faz e sempre fará parte da história deste país”, disse Cibele.
Várias outras personalidades também fizeram uso da palavra, sendo encerrado o evento com o babalorixá Dudu, que falou sobre o preconceito que ainda há na sociedade. “Decidi tratar com respeito a todos que me tratavam com ignorância”, disse Dudo, que foi muito aplaudido em sua participação final, quando disse que sua religião não era satânica e entoou a música “o canto das 3 raças”.
A IV Semana da Consciência Negra termina em 28/11, com uma caminhada saindo da Praça de Eventos Dr. João Úrsulo, com chegada à Praça João Pessoa, no Centro da cidade de Sapé, onde serão feitas apresentações culturais.

DA REDAÇÃO
DO INTERIORANO

Créditos: João Victor da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste aqui seu comentário