Postagem em destaque

EM SAPÉ: Prefeito major Sidnei e secretários municipais recebem reitora do IFPB; na pauta, definição do local de funcionamento da referida instituição educacional

  O prefeito de Sapé major Sidnei Paiva, acompanhado de secretários municipais, recebeu na manhã dessa terça-feira(16), em seu gabinete,...

Prefeitura de Sapé começa a recuperação do Tamarindo, fonte inspiradora do poeta Augusto dos Anjos

Área terá um recuo entre 6 a 8 metros e o acesso ao Tamarindo será feito através de um pequena ponte de madeira


A Prefeitura Municipal de Sapé, através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, firmou parceria com o Governo do Estado, via EMATER, para o restauração do famoso pé de tamarindo, tão citado na obra do poeta Augusto dos Anjos e fonte de inspiração do bardo.
Autoridades constituídas de Sapé, escritores e a imprensa em geral
celebram a iniciativa da prefeitura em restaurar a árvore que foi fonte
inspiradora do poeta Augusto dos Anjos
No dia de hoje, 22, o ambiente recebeu a visita dos técnicos da EMATER: Vlaminck Saraiva(diretor técnico); Paulo Uchôa (técnico de comunicação Pedro e Herimberg(assessores de frutíferas e cultura). Os profissionais deste órgão começaram de imediato o trabalho de recuperação da árvore centanária, que recebeu os primeiros cuidados e tratamento através de fungicidas(calda bordalesa) e retirada de cupins, além de colocação de espuma expansiva nos grandes orifícos da planta,, tão desgastada pelo tempo.
Para acompanhar o trabalho dos técnicos da EMATER, estiveram em terras da Usina Santa Helena(especificamente no Tamarindo) o secretário de Educação do município de Sapé, Kildare Freitas; a secretária da administração municipal, Graça Feliciano; o poeta, professor e jornalista João Victor da Silva; o professor e escritor Jairo Cézar; o artista plástico Romualdo e a vereadora e escritora Cibele Cabral da Silva.
Secretária da Administração municipal, Maria das Graças Feliciano,
concedeu entrevista sobre projetos envolvendo Augusto dos Anjos
Toda a ação dos técnicos foi acompanhada pela repórter Silvia Torres, da TV Cabo Branco, uma das emissoras que escolheu o bardo como o Paraibano do Século XX. A jornalista entrevistou várias personalidades, entre elas a secretária Maria das Graças, que  falou sobre audaciosos projetos a cerca da preservação do patrimônio histórico e cultural em torno do imortal poeta Augustos dos Anjos. "Temos projetos importantes, inclusive um que já enviamos a Brasília-DF, para a implantação de um espaço exclusivo no centro da cidade - cartão postal e ponto turístico do nosso município", revelou a secretária Graça.
A vereadora Cibele Cabral e o técnico Vlaminck,
Saraiva, que falou sobre o material usado
 para restauração e preservação do Tamarindo
Em conversa com a reportagem o diretor técnico da EMATER, Vlaminck Saraiva, explicou que o projeto de ação no ambiente de Augusto dos Anjos, notadamente para o Tamarindo, é de extrema importância para a vida útil da planta centenária, além do isolamento que será feita a cerca de 6 a 8 metros da árvore, para evitar que o grande número de visitantes possa pisar na área próxima desta, contribuindo para a compactação do solo. "Isso será feito através da construção de uma pequena ponte de madeira, que ajudará na preservação ambiental", disse Vlaminck.
Todo o trabalho de recuperação, como corte de galhos ressequidos, colocação de fungicidas, retiradas de cupins, colocação da espuma extensiva e demais ações de cuidados com o Tamarindo será feito em pouco mais de uma semana, conforme adiantou o diretor técnico da EMATER, Vlaminck Saraiva.


















DA REDAÇÃO
DO INTERIORANO
Créditos: João Victor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste aqui seu comentário