Postagem em destaque

Policial- Diretor de escola em João Pessoa é preso por suposto abuso sexual a aluna de 12 anos

Mãe da vítima relatou que diretor teria chamado a filha para conversar por conta de "notas baixas". Suspeito foi autuado em flag...


Escritora Socorro Aragão é agraciada com o título de cidadã sapeense, em solenidade na Câmara
A honraria foi entregue no dia de hoje (29), no Plenário da Casa de Augusto dos Anjos, através da vereadora Cibele Cabral (PSD), em solenidade que contou com a presença do presidente da Academia de Letras da Paraíba e de vários escritores da ALANE.

A renomada escritora Maria do Socorro Silva de Aragão, profunda estudiosa da vida e obra do escritor Augusto dos Anjos, recebeu hoje, das mãos da vereadora Cibele Cabral da Silva (PSD) o título de Cidadã Sapeense, uma das mais altas honrarias desta Casa de Leis.
A solenidade contou com a presença do presidente da Academia Paraibana de Letras  e também presidente da Fundação Casa José Américo, o escritor Damião Ramos Cavalcanti; a presidente da Academia Feminina de Letras e Arte da Paraíba, Vanda Frazão; o presidente da Associação Amigos de Augusto dos Anjos, Carlos Roberto Oliveira; além de vários nomes já consagrados na literatura, a exemplo das escritoras Marinalva Freire, Neide Medeiros Santos, Lindalva Xavier Amaro e Isabel de Souza Leão Andrade. Vários professores da UFPB, a exemplo de Itapuan Bôtto Targino, Ivone Lucena, Jailton Lima e Fernanda Barbosa também marcaram presença, bem como vários membros da ALANE – Academia de Letras e Artes do Nordeste, da qual a homenageada Socorro Aragão também é membro.

Da cidade de Sapé, estiveram prestigiando este evento a radialista e cantora Elizama Gomes; o professor Jairo Cezar (representando a secretaria municipal de Educação); a professora e escritora Nadja Cristiane; o professor e diretor do Memorial Augusto dos Anjos, José Aderaldo; a professora e ativista cultural Ana Almeida, entre muitos outros nomes. Os vereadores Wilson Nascimento, Leandro, Graça e Pedro Ramos participaram da solenidade.
Em seu pronunciamento de agradecimento pelo título recebido a escritora Socorro Aragão,
que abriu se discurso declamando o poema Vandalismo, disse: “Cabe-me agora, agradecer,
penhorada, não somente à Câmara de vereadores, através da parlamentar Cibele Cabral (que preside essa sessão), como ainda ao ex-vereador Jussiê Guabiraba de Carvalho, autor da propositura, o título que me é agora conferido. Assim, é para mim, um imenso orgulho, num reconhecimento pela contribuição, embora pequena, mas com muita seriedade e dedicação, que estamos dando, eu e minhas companheiras de trabalho, para que Augusto dos Anjos seja cada vez mais estudado, conhecido e valorizado, especialmente pelas novas gerações de sapeenses, paraibanos e brasileiros. E faço o meu agradecimento em termos de apelo e convocação para que Sapé  se irmane e se integre, decididamente, em toda essa programação pelo nosso poeta maior. E que essas programações se tornem permanentes em Sapé, com o apoio de todos vocês. A partir desse momento posso dizer como disse José Américo de Almeida – que agora esta cidade me pertence e tenho a alegria de chama-la minha”.

Já a vereadora Cibele Cabral, mentora da solenidade, em conversa com a reportagem, disse que havia várias razões para a entrega daquela honraria, primeiro por ter buscado nos anais da Câmara e encontrado a antiga propositura do ex-vereador Jussiê, depois pelo projeto da prefeitura municipal de Sapé, em torno do ABRIL DOS ANJOS, que estende às comemorações do mês de abril até o mês de novembro deste ano, e muito mais pela inegável contribuição dada através da escritora Socorro Aragão, na escrita, divulgação e ampla difusão da vida e obra de Augusto dos Anjos, na Paraíba e no Brasil. Cibele relembrou que a Casa de Augusto dos Anjos se propõe justamente a conferir essas honrarias às diversas personalidades que tanto tem contribuído com o engrandecimento da cidade de Sapé e da Paraíba, como era o caso da renomada escritora Socorro Aragão, autora de quase uma dezena de obras em torno do Paraibano do Século, Augusto dos Anjos. Ainda nesta ocasião, a vereadora Cibele agradeceu ao presidente da Câmara, Luiz Limeira Neto, por este dá ênfase e apoio aos eventos culturais no município.



DA REDAÇÃO
Créditos: João Victor






















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste aqui seu comentário